Somos uma Igreja Bíblica 
A frase dita por Martinho Lutero na Dieta Worms em 1521, quando ele depôs em assembléia, sintetiza nosso compromisso com as Escrituras: “A menos que eu seja convencido pelas Escrituras e pela razão pura (…), minha consciência é cativa da Palavra de Deus. Eu não posso e não vou me retratar de nada, pois não é seguro nem certo ir contra a consciência. Deus me ajude. Amém.” 

Somos uma Igreja Reformada 
E isso diz muito sobre nós, pois assim como na Reforma Protestante, defendemos a soberania de Deus e a livre interpretação da Bíblia. Apesar de concordarem com as linhas gerais defendidas por Lutero, os Reformados apresentaram interpretações bíblicas diferentes a respeito de alguns pontos. Também vale lembrar que o termo Reformado foi utilizado pela primeira vez pela rainha inglesa Elizabeth I (Inglaterra), que considerou os seguidores dos teólogos Zwinglio, Bullinger e João Calvino “mais reformados que os luteranos, pois desejavam uma reforma mais profunda no modo de adorar a Deus”, algo baseado na compreensão que tinham da Bíblia.

Somos uma Igreja Conciliar  
Nosso modelo administrativo não é congregacional ou episcopal. A forma de governo que adotamos é regida pelos presbíteros eleitos pela comunidade e ele têm autoridade para governar a igreja. As decisões mais complexas como planejamento, finanças, direção e disciplina são competências do concílio local, subordinado ao Presbitério de Anápolis.

Somos uma Igreja Voltada para a Cidade
Entendemos que Deus nos plantou em Anápolis para testemunharmos a respeito de sua glória e também para sermos instrumentos, por meio do Evangelho de Jesus Cristo, de seu poder para salvar, curar e restaurar as vidas. Os nossos olhos estão voltados para a cidade por vocação, identidade e Missão e por isso servimos a Deus ensinando as verdades bíblicas, estabelecendo comunhão com nossos irmãos e cuidando do bem-estar dos que estão à nossa volta – aqui incluímos os vários projetos sociais. Como corpo de Cristo, oramos por nossos membros para que recebam de Deus a paz e agimos, quando nos compete, para que ela se estabeleça.

Somos Parceiros de Missões ao Redor do Mundo
O apoio e contribuição efetivos à ação missionária realizada ao redor do mundo fazem parte de nossas ações. A Igreja Presbiteriana de Anápolis (IPA), como propagadora da nova vida que há em Cristo Jesus – baseada no amor, no perdão e salvação eterna -, tem conseguido cumprir o chamado de contribuir, plantar novas igrejas e sustentar missionários em lugares distantes. Isso tem sido feito debaixo da Graça de Deus e para que o Reino avance sobre as nações, as pessoas se rendam ao senhorio de Cristo e experimentem o que Ele mesmo conquistou na cruz!