José Carlos Potenciano é bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (Campinas/SP) com a vida marcada pelo pastoreio e o trabalho de capelania em diferentes instituições. Natural de Rubiataba (GO), pastor Potenciano, como é conhecido entre nós, foi pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Anápolis (IPA) de 1986 a 1991. Depois de um tempo atuando como pastor em outras igrejas presbiterianas do Estado, retornou à casa em 2002,  quando assumiu o pastorado efetivo até a chegada de Samuel Vieira.

Desde 2003 é pastor auxiliar na IPA, onde prega, aconselha e faz visitas, toca piano, fotografa, filma e também atua na administração eclesiástica. Entre as igrejas em que pastoreou estão a Igreja Presbiteriana do Brasil (1984), Primeira Igreja Presbiteriana de Jataí (1984), Igreja Presbiteriana de Aragarças (1985) e Igreja Presbiteriana Bom Pastor (2000/2002). Como capelão, vale destacar o trabalho de oito anos na Rádio Imprensa de Anápolis, além do Instituto Samuel Graham (Jataí/GO) e o Hospital Evangélico Goiano (HEG).

José Carlos Potenciano é casado com Liana de Campos Potenciano e pai de duas filhas: Marina Potenciano Lorga, casada com o presbítero Arthur Naoum Lorga e Julie Campos Potenciano Zardini, esposa do pastor Giovanni Zardini. Ao lado de Liana estreou recentemente no mundo dos avós com o nascimento do Tito, filho da Julie e do pastor Giovanni.

“(…) até aqui nos ajudou o Senhor.”
(1 Sm.7:12)